segunda-feira, 14 de junho de 2010

VÍDEO 1 - BOA NOITE - AV2

Quase não conseguimos acompanhar as mudanças que vem acontecendo no mundo, pois quando menos esperamos somos surpreendidos com novas notícias.A TV vem tomando espaço na sociedade de uma forma acelerada, entrando por dentro das casas e colocando notícias “dentro” da nossa cabeça.A mídia acaba moldando nossos comportamentos, não possui limites e não respeita valores. As notícias fragmentadas dos telejornais acabam causando uma confusão e não um esclarecimento na cabeça das pessoas.
Fazem uma lavagem cerebral modificando a cultura e os costumes da sociedade. Esta que segue regras da mídia sobre como andar, falar, se vestir entre outros para ser um verdadeiro padrão do que a mídia diz ser o “certo”. Quando deveria ser um momento de reflexão, os telejornais jogam as informações de maneira que quem assista não participe e não busque discutir procurando a realidade dos fatos.

“O jornalismo não pode ser encarado apenas como a fonte que comunica, mas, principalmente, como aquele que produz e reproduz conhecimento para os cidadãos” (Goulart Brandão, 2006).

Como se não bastasse os telejornais apelam a fofocas, perdendo assim o seu verdadeiro sentido, onde deveríamos estar bem informados, participando, interagindo e trabalhando juntamente com o mesmo para a construção de um mundo que saiba criticar, que saiba escolher bem quem nos representará politicamente, que saiba escolher uma profissão, que saiba respeitar o próximo com seus respectivos valores.
Não podemos aceitar um telejornal que valorize o lucro e a audiência acima de qualquer importante informação.

“O desenvolvimento de um fazer jornalístico que dê, de fato, voz aos personagens para que possam mostrar suas dificuldades e, também, seu potencial “reconhecendo-se enquanto cidadão, sujeito e transformador do cotidiano” (BESPALHOK; HEITZMANN, 2003, p.1).

Para piorar a situação que estamos vivendo atualmente com os telejornais, enxergamos essa realidade também dentro das escolas. Uma vergonha!
O Professor apenas transmite conhecimentos, que muitas vezes por justamente não haver interação (a aprendizagem colaborativa), são ultrapassados, às vezes sem fundamentos.
O professor entra em sala de aula com uma enxurrada de informações, passa uma aula inteira copiando matéria no quadro. Os alunos por sua vez copiam e para prova decoram. Não são estimulados a participar a se envolver no assunto a principalmente criar novas situações.
Dessa maneira com certeza não há como promover o aprendizado entre ambas as partes. Diante dessa realidade entre a mídia e a educação, nós futuros educadores que estamos assistindo essa decadência de perto, temos uma importante missão de mudar juntamente com nossos futuros alunos essa história. Pois é começando pela educação que abrem novas portas para um futuro brilhante.

“É necessário que o professor deixe de ser um mero conferencista e estimule a pesquisa e o esforço, em vez de se contentar com a transmissão de soluções já prontas”. Piaget em Para que serve a educação?(1973)

Tanto o professor quanto o telejornal precisam mudar os seus padrões de comportamento. Devem descer do “palco” e ficar na mesma altura de quem está do outro lado. Devem disponibilizar um mar de possibilidades a aqueles que expõem suas dúvidas, e os seus anseios.
O conhecimento apenas como emissão deve ser um teoria ultrapassada. Ambos precisam abrir portas para a interatividade, para a participação de quem assistia. O aprendizado precisa está entre o professor e o aluno, entre o apresentador e o telespectador e não ser absorvido apenas pelo o que assiste.
Não fomos feitos para ouvir e copiar. Todos nós somos capazes de construir, modificar e principalmente de criar. Apenas precisamos da troca mútua de conhecimentos. As pessoas só precisam ser estimuladas para revelarem o potencial que existe na relação de um indivíduo com o outro.
Somos partes que ao nos unirmos ficamos completos.A educação não deve estar baseada em regras, em emissões de fragmentos e sim em uma colaboração entre partes que se estimulem a serem eternos pesquisadores e participantes na criação de um mundo melhor.
Mas para isso é preciso que a mídia e a educação se unam com o mesmo objetivo: Que é integrar o indivíduo na sociedade. Unir conhecimentos, relatar desenvolvimentos, mostrando assim que as idéias quando elaboradas em conjunto, são positivas e tornam as pessoas capazes de criticarem e de exigirem os seus direitos.

Comunicação Educação
Objetivo: Transmissão de Informação Transmissão de herança cultural
Instituição:  Os meios de Comunicação A escola
Atividade:  Informar Ensinar
Agente:  O comunicador O professor
Destinatário:  O público O aluno

“Por Tyciane Cronemberger Viana Vaz”
Jornalista, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em Telejornalismo.

Referências:

* Reportagem: Ana Claudia Esquisato* Reportagem: Ana Mascia Lagôa
* Livro: Jornal Nacional - Modo de Fazer
* novaescola@atleitor.com.br
* http://www.versoereverso.unisinos.br/index.php?e=4&s=9&a=36
* www.slideshare.net/dinamizador/influencia-da-tv-rdio-e-internet
* http://www.piratininga.org.br/entrevistas/veronicarezende-jun2004.html
*http://2.bp.blogspot.com/_jDiPutbLZM4/SbwgqWPyjwI/AAAAAAAAABg
/qqh35VEZwkM/s1600-h/benturpin.jpg
* http://www.scribd.com/doc/3900972/Os-desafios-do-telejornalismo-local

ALUNOS: Angélica Pinto; Elenilson Medeiros; Gilberto Ferreira e Joice Tuller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário